sábado, 30 de janeiro de 2010

A Porta do Tempo - Crítica


Título: A Porta do Tempo 

Autor: Ulysses Moore

Editora: Editorial Presença

Sinopse: "Em Kilmore Cove, na Cornualha, existe uma antiga mansão que esconde inquietantes mistérios. Jason e Julia, dois irmãos gémeos de onze anos, são os seus novos habitantes. Juntamente com Rick, um novo amigo, descobrem que o ex-proprietário, Ulysses Moore, deixou pistas e códigos que os conduzirão, através de túneis e passagens secretas, à maior aventura das suas vidas. Mas conseguirão eles desvendar a verdade acerca dos estranhos acontecimentos que envolvem a Vivenda Argo e a vida de Ulysses Moore ou serão travados por algo mais sinistro?"


Crítica

É um livro juvenil, com 224 páginas. É ilustrado, mas não muito, algo como um desenho por capítulo. Ulysses Moore (autor) é o pseudónimo de Pierdomenico Baccalario. Este é um livro simples, com mistérios e enigmas estranhos. Confesso que foi um pequeno choque para mim ler este livro a seguir ao Darwinia, mas foi só ao início. 

O livro é bom, na minha opinião. Pretende assustar nalgumas partes (sim, houve uma parte em que fiquei com medo mesmo), com o temporal, com as aparições inesperadas do "fantasma" de Ulysses Moore - eles permanecem na dúvida se será mesmo um fantasma. Existem enigmas e problemas para Jason, Julia e Rick resolverem. Só assim, esperam eles, conseguirão desvendar os mistérios da vida de Ulysses Moore. 

Os três amigos têm um talento nato para descobrirem a solução aos enigmas e uma enorme quantidade de sorte. É algo que eu discordo; duvido muito que pudessem existir na vida real. Não me pareceram, portanto, muito bem construídos. 

Mas de resto, gostei! Não estava a ter muitas expectativas em relação a este livro, e parece que me satisfez. 

Nota: 7/10

2 comentários:

Tiago Mendes disse...

Normalmente é assim - os livros com que temos menos expectativas acabam por ser aqueles que mais nos surpreendem. O maior exemplo que posso dar, isto em termos pessoais, foi "Sputnik, Meu Amor" do Haruki Murakami. Incrível. Esteve meses na minha estante, e nem sequer o queria mesmo ler. Um dia acordei, peguei nele... e decidi que ia começar. Mudou os meus horizontes, completamente.

Em relação a este livro, faz parte de uma série, não é? Tencionas ler os restantes, ou...? E achas, no panorama dos livros juvenis, é um bom livro para ter em conta oferecer, ou assim? :)

Gostei da crítica. Bom fim de semanaaaaa!

SilverBallerina disse...

A história parece ser um pouco cliché, mas confio no teu bom gosto. Devo dizer que não tenho saudades de ler livros ilustrados, mexem demasiado com a minha imaginação. Prefiro ser eu a reter as imagens criadas por mim na minha cabeça!

Beijinhos Patrícia *